A drenagem linfática durante a gravidez




A drenagem linfática é uma perfeita aliada para as futuras mamães. É uma técnica que relaxa o corpo e a mente e aporta uma sensação de alivio imediato às grávidas.
Através da drenagem linfática manual elimina-se a retenção de líquidos favorecendo a sua assimilação, resultando num efeito anti edema. Além disso reforça o sistema imunológico, elimina toxinas, melhora o aspecto da pele, uma vez que restabelece a circulação sanguínea.

Ter uma vida sedentária e aumentar de peso em excesso,  favorece a retenção de líquidos que se traduz numa sensação de corpo pesado, cansaço, e claro, ter as pernas e os pés inchados.

Deve-se a fatores hormonais, em especial ao aumento da progesterona, que relaxa os tecidos e acumula mais líquidos e também a fatores fisiológicos como o útero que pressiona as veias da parte inferior do corpo.

É ideal que a futura mamãe faça drenagem linfática manual uma vez por semana e complemente com caminhadas para evitar a retenção de líquidos.

As mulheres grávidas sentem-se muito melhor em termos de mobilidade e leveza depois de fazerem drenagem linfática manual. Durante este período é aconselhável evitar roupa muito apertada, sapatos de salto alto e meias que possam dificultar a circulação.Experimente uma sessão de DLM e sentirá de imediato uma sensação única de alívio e bem-estar


Mari Fernandes
Técnica em Estética
Especialista em Drenagem Linfática






Celulite: Tratamento com Drenagem Linfática Manual



Em dias quentes o desejo de exibir uma bela silhueta começa a ser uma preocupação para as mulheres.

Drenagem Linfática Manual é muito indicada na estética, nomeadamente na prevenção da celulite e gordura localizada.

É a principal indicação para a recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias estéticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia do abdomen e rosto, etc.). Nestes casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando o processo de recuperação.

Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para funcionar como um relógio. Com a massagem favorecemos o seu funcionamento. A ação da drenagem: Imagine um quintal (o corpo), onde são jogados vários baldes de água (a linfa). Então, você pega o rodo (manobras de drenagem linfática) e puxa toda a água para o ralo (gânglios linfáticos) até secar o quintal, ou seja, desobstruir o local

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação.

Esta técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

No tecido conjuntivo produz-se um intercâmbio de líquidos a nível intersticial. A água, a gordura e as toxinas exercem pressão sobre o tecido e dão lugar à celulite. Através da Drenagem Linfática tentamos eliminar o estancamento de líquidos de uma forma natural e não evasiva.

A retenção prolongada de líquidos constitui o primeiro passo para a formação de celulite, mais conhecida por “casca de laranja”.

A celulite também pode ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.

Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.

A drenagem linfática mobiliza substâncias orgânicas, toxinas, água, sais, gorduras, etc., que devem ser expulsas quanto antes do organismo e para isso o corpo usa todas as vias de eliminação disponíveis.

Qual é a forma correta de se realizar uma Drenagem Linfática Manual?



A drenagem linfática manual consiste em movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos e nunca devem causar dor.

Há que diferenciar a Drenagem Linfática Manual da Massagem Estética. Esta última é realizada com pressões muito fortes o que acarreta a interrupção da circulação linfática, pois os vasos linfáticos não suportam tamanha pressão.

Os movimentos que se efetuam nesta prática não têm nada a ver com as massagens convencionais.

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, a drenagem não deve ser feita com cremes, pois a sensibilidade táctil é usada ao extremo.

A sequência dos movimentos respeita o funcionamento do sistema linfático.

Para se obter resultados é necessário cerca de 10 sessões de uma hora de duração e posteriormente uma sessão ou duas mensais para manutenção.

Esta técnica exige uma preparação que nem todos os profissionais conhecem corretamente pelo que deve ser efetuada por um terapeuta especializado.

Existem outros métodos de Drenagem Linfática, como o Método Leduc, Foldi, etc., mas todos têm como base o Método Original Dr. Vodder.

A DLM constitui uma ajuda natural, para alcançar o tão ansioso objectivo de se ver mais magra e sem celulite.

Se procura uma solução não agressiva, cômoda e eficaz de reduzir a celulite, deve considerar sem dúvida a Drenagem Linfática Manual como uma boa opção.




Mari Fernandes
Técnica em Estética
Especialista em Drenagem Linfática

Benefícios da drenagem linfática no pré e pós operatório


          Hoje em dia, com toda a divulgação do uso da drenagem linfática, torna-se praticamente desnecessário comentar os benefícios proporcionados pela ativação desse sistema.
          Normalmente, as aplicações de drenagem linfática manual em cirurgias iniciam-se, no mínimo, uma semana antes da cirurgia.
          No pós operatório, o início de utilização da técnica sempre vai depender da autorização (obrigatória) do médico cirurgião e do tipo de cirurgia. Por ex, após a cirurgia  de face, geralmente aguarda-se 48 horas, sendo a primeira e única técnica realizada nesse período. Porém, há restrição a alguns movimentos da DLM, pois há de se cuidar para que não haja, sob hipótese alguma, deslocamento do tecido operado. O método do Dr. Vodder é o método mais comumente indicado para os pós cirúrgicos. A DLM poderá ser executada por completo somente após 15 dias do ato cirúrgico.
          Em outros tipos de cirurgia, geralmente aguarda-se a retirada dos pontos.

Benefícios no pré operatório:
- Auxilia na redução da espessura do tecido
- Diminui o líquido intersticial excedente
- Descongestiona as vias linfáticas
- Aumenta a elasticidade do tecido
- Promove relaxamento físico e mental
- Alivia ansiedade e tensão

Benefícios no pós operatório:
- Auxilia na diminuição do edema e do hematoma
- Auxilia da desintoxicação do tecido
- Diminui a dor e o mal estar
- Promove uma cicatriz de boa qualidade

- Ajuda a prevenir complicações

A técnica deve ser aplicada por profissional habilitado. Há muitos "profissionais" que aplicam outros tipos de técnica, inclusive massagem modeladora, acreditando ser drenagem linfática.
Por isso, muitas pessoas temem o tratamento com drenagem linfática por pensarem que vai ser doloroso. Muito pelo contrário, o toque é (e deve ser) tão suave que desde a 1ª sessão já proporciona uma sensação de alívio e bem estar.


Mari Fernandes
Técnica em Estética
Especialista em Drenagem Linfática